Timor-Leste

Timor-Leste, pois esse sim, é o Timor dos timorenses, o Timor que já foi colónia de Portugal até novembro de 1975. O outro Timor, o Timor Ocidental, a outra metade da ilha, é indonésia.

Antes de partir à aventura, deve ir à consulta do viajante, a fim de tomar as necessárias vacinas, por exemplo, a indispensável vacina contra a encefalite japonesa, provocada por um mosquito, e que é extremamente mortífera (e rara) de ocorrer, também.

Aí, dar-lhe-ão os conselhos e os medicamentos necessários, especialmente quanto a cuidados preventivos quanto à dengue e à malária. É que não há vacina nem cura para estas doenças tropicais provocadas por diferentes estirpes de mosquitos. Apenas prevenção: o uso de rede mosquiteira ou de repelente de insetos, …

Timor-Leste fica no sudeste asiático, longe de Portugal e perto do coração dos portugueses, como se viu no apoio à independência da Indonésia.

Timor-Leste (Autor: Graham Crumb)

Timor-Leste (Autor: Graham Crumb)

Na nossa memória fica Xanana Gusmão, atual primeiro-ministro. Os timorenses são muito afáveis e dão grande valor à unidade familiar, tutelada pelo homem, e constantes na fidelidade à ideia de nação, de pátria timorense.

A ilha foi ocupada pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Os timorenses, conjuntamente com militares australianos, conseguiram expulsar o invasor. Timor Leste foi colónia portuguesa desde o século XVI até novembro de 1975, quando os indonésios invadiram a meia ilha. No dia 30 de Agosto de 1999, a população de Timor Leste votou pela independência da Indonésia no referendo sob a égide das Nações Unidas. Finalmente, no dia 20 de Maio de 2002 Timor Leste festejou a sua independência.

Há uma lenda que conta que o crocodilo é o avô de todos os timorenses, ao dar o seu corpo para formar a ilha (que tem a forma de um crocodilo emergindo das águas). Conta-se que um crocodilo, sentindo-se cansado e prestes a morrer, foi socorrido por um rapaz, que o levou até a um local adequado à sua sobrevivência, onde se pôde alimentar e hidratar. Grato pela atenção do rapaz, levou-o a conhecer o mundo. No final da sua vida, transformou-se em ilha. O rapaz teria sido, segundo a lenda, o primeiro habitante de Timor.

Muitos timorenses acreditam piamente, por isso, que o crocodilo é o velho “avô” a quem tanto devem. Caso algum pescador ou qualquer outra pessoa seja atacada por este réptil, creem, convictamente, que tal se deveu a má conduta do indivíduo em questão (a ser ladrão, criminoso, invejoso, a tratar mal alguém que não o merecesse, …) O crocodilo, o “avô”, é o justiceiro e nada há a lamentar na morte dessa pessoa.

Aliás, é normal o timorense misturar as crenças anímicas com a religião católica. Ele é um zeloso cumpridor dos rituais católicos: vai à missa; sabe os cânticos religiosos e cumpre as datas assinaladas pelo calendário religioso escrupulosamente. Mas revela grande pendor anímico, como se revela, por exemplo, na inauguração da “uma lulik” (casa dos espíritos dos antepassados), reservada exclusivamente à comunidade timorense.

13 Distritos constituem esta nação: Díli (a capital); Baucau; Liquiçá; Ermera; Ainaro; Cova Lima; Aileu; Ainaro; Manufahi; Manatuto; Viqueque; Lautem e Ambeno (o enclave, na parte ocidental da ilha).

Na ilha pode encontrar praias paradisíacas como as da Areia Branca, em Dili, ou as de Tutuala, em Lautem e zonas de montanha como Aileu, Ainaro, Ermera, …

Bares, hotéis e restaurantes também existem em grande diversidade, particularmente em Díli, com uma grande disparidade de preços.

O dólar é o dinheiro em circulação, contudo, há moedas para quantias iguais ou inferiores a um dólar, cunhadas com insígnias timorenses (a colheita do café, o célebre galo timorense e as divisas do homem nas festas tradicionais timorenses).

Avaliar artigo

Credibilidade (10 em 20 - 1 votos)

Qualidade (10 em 20 - 1 votos)

Profundidade (10 em 20 - 1 votos)

Imparcialidade (10 em 20 - 1 votos)

Avaliação geral para Timor-Leste: 2.5 em 5. No total foram submetidas 4 avaliações, sendo a última em 2013-02-25.

Não está de acordo com o material deste artigo? Encontrou algum erro ou nuance? Faça a correção deste artigo.
[ Editar página ] | [ Ver histórico ] | [ Vigiar página ]
Marcados com: ,
Publicado em Timor-Leste

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Segue o ViagensDeSonho.net
Partilhar Viagem
Partilhe as suas experiências de viagem com o ViagensDeSonho.net.

Partilhar experiência
Publicidade